Discernimento
(...) o verdadeiro significado de discernimento consiste em observar sabiamente a verdade como verdade.
Quando vemos as coisas a olho nu, essa visão não é bloqueada. Identicamente, se vemos a verdade com sabedoria não pode haver dúvidas, confusão ou ilusão. Porque, nesse caso, só existe a percepcão perfeita, a vigilância e a clareza. De outra forma não há visão mas somente imaginação e especulação.
Nesse tipo de visão não há nenhuma identididade separada que esteja vendo. Isso é de grande importância compreender. Se pensais que está vendo trata-se não de visão mas de uma mera percepção. Na percepção existe sempre aquele que percebe e o objeto percebido. Consequentemente o mero sentido da percepção não merece fé porque porque pode ser distorcido e pervertido de acordo com nossos estados mentais e inconscientes.
Existem duas funções do discernimento:
1) PENETRAÇÃO: é a penetração, a derrubada das muralhas da ignorância. Sem atravessar essa muralha não poderá ver a verdade. A penetração é uma função crucial do discernimento porque só pela erradicação da nossa ignorância é que poderemos remover essa mesma ignorância.
2) ELIMINAÇÃO: o discernimento elimina impurezas, máculas e todos os estados mentais desagradáveis. Ninguém destrói essas impurezas. Ao contrário, os estados desagradáveis são eliminados pelo poder do discernimento.
Para compreender totalmente a verdade, essas duas funções são essenciais e devem correr parelhas.
Como pode nascer o discernimento?
O discernimento nasce depois de estabelecida a plena atenção. Na verdade não pretendemos desenvolver o discernimento mas sim a plena atenção ou vigilância, que é o fator que conduz ao discernimento.
Se estais plenamente conscientes de vossos estados mentais e de todos os conteúdos da mente, compreenderás pelo que realmente são. Pereceberás as condições das coisas: como nascem e como desaparecem e verás tanto o aparecimento como o desaparecimento de todos os fenômenos físicos ou mentais.
O único meio de alcançar um entendimento dessa natureza e a plena atenção. A partir do momento em que se sentires plenamente consciente no momento presente, compreenderás a verdadeira natureza das coisas e dos processos.
Ninguém pode lhe falar sobre a realidade. É por isso que isso deve ser atingido por você mesmo. Não pode ser ensinado, porque o significado integral do discernimento é a EXPERIÊNCIA PESSOAL.
Discernimento não é recordar, raciocinar ou perceber, mas EXPERIMENTAR.
Donald Swearer
Os Segredos do Lotus
Extraído de palestra proferida por Chao Khun Sobhana Dhammasudhi (Londres, 1968) - monge budista Theravada.