Afinando pianos



Quando era criança e ia passar férias com meu pai, o acompanhei algumas vezes em um trabalho que ele fazia: afinar pianos. Para afinar pianos geralmente se usa um diapasão. O diapasão (veja imagem) consiste em um metal. Esse metal ele fazia soar uma determinada corda ou batia nela e colocava o diapasão no ouvido. Em seguida ia afinando a corda, repetindo esse processo inúmeras vezes.

Não me recordo bem o processo pois realmente ainda era bem pequeno (entre  7 e 9 anos) e existia uma técnica ali que eu não conseguia entender, mas de fato o diapasão é um instrumento que recebe a vibração externa e vibra na mesma onda.


Escutando um ensinamento de um Lama ele citou o diapasão e suas propriedades e fez uma analogia com nosso comportamento e como influenciamos as pessoas em volta. É como se fôssemos a corda do piano que produz o som e o outro fosse o diapasão.

Ora somos corda, ora somos o diapasão. Ora estamos recebendo vibrações, ora estamos emitindo vibrações. Essas vibrações podem se afinar com o tempo, como no processo de afinação de um piano, pela mera coexistência em um mesmo espaço e tempo.

Por exemplo, uma pessoa se muda para outro estado. Logo ela estará exposta a outra cultura, costumes, etc. No começo vai soar meio estranho os sotaques, mas depois de um certo tempo eles “ressoam” de forma mais familiar, até que acontece uma “afinação” da pessoa em relação ao meio onde ela está, assim como ela também está influenciando seu meio.

Estar atento e desperto, nos permite a visão necessária para percebermos o quanto influenciamos e somos influenciados pelos ambientes, pessoas e eventos à nossa volta. Em uma natureza toda interligada e interdependente, soamos e ressoamos vibrações constantemente.

Assim como precisamos filtrar aquilo que vem de fora e nos causa algum tipo de problema, também precisamos ter o cuidado com o que produzimos. Somos responsáveis pelos“sons” que produzimos pois eles ressoam e moldam o nosso entorno e a realidade que percebemos.

Afinar nossos “pianos” portanto é uma arte, que requer atenção, observação e um longo aprendizado através da vida. 


um estudante

Textos relacionados