Corromper e ser Corrompido
No nosso mundo cíclico (samsara) isto é no mundo criado pela consciência do corpo (afastada de nossa natureza primordial), existe uma propensão de colocarmos as coisas em "escala", isto é, classificar as coisas como: isso é ruim, aquilo é um pouco melhor, aquilo outro é bom e aquele lá é excelente.
Essas graduações de qualidade ainda que existam em termos mais sutis de vibração, no nosso mundo, regido pela ignorância, podem causar diversos problemas.
Quando colocamos alguém ou alguma pessoa acima de nós mesmos, ou abaixo de nós mesmos, estamos propensos a criar sofrimento.
A pessoa que é considerada acima, pode criar soberba, orgulho, vaidade e portanto ser CORROMPIDA.
A pessoa que se considera abaixo, pode criar em si, o desejo de vir a ser (que pode ser positivo ou não), a inveja (que é o desejo de vir a ser mal orientado) como também estar camuflando um mecanismo do ego que lá na frente vai lhe colocar na posição de ser corrompida também.
Quem CORROMPE fortalece no outro as ervas daninhas de sua auto-imagem e portanto está lhe causando indiretamente as causas de seu sofrimento. Um exemplo: uma pessoa faz uma plástica e rejuvenesce. Nós a vemos e falamos "nossa que linda que você ficou!". Ainda que esse elogio seja realmente baseado na nossa percepção, isso vai causar vaidade na outra pessoa. Daqui alguns anos sua pele estará novamente enrrugada, ela se olhará no espelho, o sofrimento brotará e ela irá desejar novamente por uma plástica. Assim como nós podemos desejar passar pelo mesmo.
CORRUPÇÃO = CORROMPIDO + AQUELE QUE CORROMPE
Estamos acostumados a ouvir essas duas palavras no sentido de corrupção de dinheiro público, ou de funcionários públicos. Nesse caso o mecanismo é o mesmo: aquele que "corrompe" também fortalece o "corrompido". O sucesso daquele que é corrompido (seu dinheiro, poder, etc) gera atração naquele que corrompe ou que apenas observa. Isso gera tentativas de pessoas serem os CORROMPIDOS e por isso elas corrompem, pois no inconsciente estão desejando ser aquele que é corrompido.
Isso pode ser muito grosseiro como uma pessoa que paga para um político para lhe dar benefícios para sua empresa por exemplo, mas na maioria das vezes é muito sútil e bastante presente no nosso dia-a-dia.
As diferenças de qualidade rotuladas incorretamente por nossa ignorância coletiva, causam conflitos, disputas, competições e guerras. São essas diferenciações de qualidade que colocam pessoas despreparadas no poder. É essa mesma corrupção, causada pelo comportamento humano, que gera a devoção a líderes negativos, líderes religiosos, que criam impérios para escravizar pessoas.
Temos que tomar cuidado com nossa devoção mal direcionada, pois ela é a consequência de nossa incorreta percepção da "qualidade" de algo ou de alguém. E quando embarcamos nessa de perceber algo ou alguém como alguma coisa superior, estamos no caminho de devocionar cegamente e portanto cair na armadilha do "corromper" e ser "corrompido".
Nós temos uma natureza de paz e luz que desconhecemos. Portanto projetamos para fora perfeições e qualidades que julgamos positivas, mas que pensamos não possuir. E nessa invariavelmente vamos encontrar algo que nos atraia e vamos depositar nisso esperanças, projeções, etc.
O cuidado a ser tomado é o de não corromper pessoas ou grupos de pessoas, depositando nelas nossas projeções. Precisamos sempre ter essa atenção, para não alimentarmos a vaidade no outro e o desejo ou inveja em nós mesmos.
um estudante