Importância de trabalharmos a mente e de mantê-la em coisas mais elevadas

Uma pessoa diz que sonhou quatro vezes com um avião que andava pelas ruas/ estradas. E só ocasionalmente, muito raramente, esse avião voava.

Veja, aqui está sendo mostrado para ela que o avião, quer dizer, a sua mente, tem que deixar de andar no chão/ terra. A mente foi feita pra voar, o avião foi feito pra voar.

(...) Isso é um sinal de que é hora de ela colocar a mente em outros assuntos.

Muitas vezes a pessoa pergunta: “Mas o que eu tenho que fazer? Afinal, eu penso normalmente”.

Pois é. É por pensar normalmente que o seu avião está andando na terra. Isso é a mente normal, é a mente concreta. E se você só se ocupa com coisas concretas, objetivas, com as coisas do mundo, da vida, das pessoas, das coisas, enfim, tudo isso é o chão/a estrada.

Então, você precisa ir entrando em outra proporção com essa mente.

Precisa você se ocupar das coisas concretas naquele tempo que é necessário, mas não ficar ali.

Esse avião tem que se erguer, tem que voar. E você tem que se ocupar de coisas do espírito, coisas da alma, coisas sutis, coisas internas, até que mude essa proporção.

Porque quando o avião está no ar, voando, isto é, quando a mente está bastante treinada, então a maior parte do tempo você está com as coisas internas na mente; ou ao mesmo tempo você está com as coisas concretas, mas nunca deixa a mente totalmente à baila com estas.

Preparação para o caminho iniciático
Palestra proferida em 03/03/2002
Trigueirinho
http://www.irdin.org.br/palestra/por/audicao.html?cod=3104
Textos relacionados