Perguntas a Eckhart Tolle - A vida onírica (dos sonhos)
'Nós temos a capacidade de controlar as nossas mentes enquanto estamos dormindo? Apesar de eu conseguir ficar presente durante a maior parte do dia, do momento em que eu pego no sono até o momentoem que eu acordo, minha mente tagarela sem parar.'
Eu suponho que a pessoa que fez apergunta esteja falando sobre sua vida onírica.
'...do momento em que eu pego no sono até o momentoem que eu acordo, minha mente tagarela sem parar.'
Bem, ela não vai estar tagarelando durante o sono profundo. Cada ser humano, como você sabe, tem períodos de sono profundo, em que não há nenhuma atividade mental, quandoa mente se conecta com a fonte,mas você não fica sabendo.
Então, eu suponho que você esteja dizendo que tem uma vida onírica muito ativa. Não há muito que você possa fazer, exceto pegar nosono com o máximo de presença que você puder.
Então nos últimos 15 minutos, pelo menos, antes de dormir, não se engaje em atividades mentais, televisão, não... ouvir ao rádio, não... mesmo ler um livro, não...vá para dentro do corpo, ou use qualquer outro ponto de acesso para a presença. Ou simplesmente entre no estado de presença diretamente. E vá dormir a partir da presença.
Este pode não ser o seu caso, maspode ser o caso de algumas pessoas, não confunda a supressão dos pensamentos com estar presente. Algumas pessoas são capazes de suprimir o pensamento, o que requer um esforço, e você fica um pouco contraído quando você faz isso.
Em outras palavras, algumas pessoas conseguem se forçara parar de pensar.Mas isso não é presença verdadeira, você não pode se forçar a ficar presente, não é por força, não há nenhuma contração nesse estado e nem mesmo um esforço. Deixe-me demonstrar, porque as palavras às vezes não são suficientes...
Se você se força a parar de pensar, o corpo se contrai um pouco e você está reprimindo algo, e você faz assim, e pode até parar de respirar por algum tempo. E se você se contiver e parar de respirar durante um tempo, você pode conseguir parar de pensar, enquanto você faz isso.
Algumas pessoas chamam isso de meditação. E algumas pessoas se aperfeiçoaram tanto nisso que elas conseguem sentar durante uma ou duas horas assim.
E então isso segura os pensamentos, mas no momento em que você se solta, e sai da sua 'meditação', sua mente está ainda mais ativa do que antes, porque você estava segurando a tampa da chaleira fervendo.
Mas a verdadeira presença é simplesmente um afloramento natural de consciência,no qual não existe contração do corpo, e não existe um esforço que deva ser exercido, mas você simplesmente permite que a presença aflore, desta forma:
E este é um estado de abertura. Neste estado, os pensamentos tendem a se dissolver rapidamente. Muito diferente do estado de fechamento, a tampa fechada, deste.
Então, certifique-se de que você não esteja procurando apresença através de um ato de força, de exercer de um força de vontade, porque isso não é presença.
A presença é poderosa, porém branda, amena, aberta!
Algumas pessoas têm uma vida onírica mais ativa, outras menos,é claro que todo mundo sonha, mais ou menos, algumas pessoas lembram-se de seus sonhos, outras quase nunca, e quanto mais atenção você der a seus sonhos, depois de acordar, mais você tende a sonhar.
E pode haver um período na vida de uma pessoa em que prestar atenção aos sonhos seja proveitoso. Tal como como é praticado na terapia junguiana, Pode haver períodos na sua vida em que você possa aprender com os sonhos, podem haver mensagens lá. E quanto mais atenção você der a eles, mais a vida onírica irá responder.
Mas eu acredito que isso seja um período na vida de uma pessoa. E então você segue adiante. E então a vida onírica se torna de menor importância, ou talvez ainda ocasionalmente você tenha um sonho cheio de insights.
A prática importante é a presença na vida diária. Então, finalmente, o resto irá cuidar de si mesmo, e os sonhos tendem a tornarem-se mais pacíficos também. E pode ser que você até diminua a sua quantidade de sonhos. Não que isso importe mais...
Os sonhos são menos necessários para te trazer insights importantes, quando você está presente, porque em presença, os insights tendem a chegar muito diretamente. Então você precisa menos da mediação das imagens oníricas, porque você já está conectado com a fontede todos os insights e da sabedoria.
O engraçado é que se você for a um terapeuta junguiano, depois de um tempo você começa a ter sonhos junguianos. Não é estranho? Não que não seja válido, simplesmente é assim que funciona, porque a vida, ou a consciência, responde às suas expectativas.
Eckhart Tolle
http://www.youtube.com/watch?v=bmPefnSEvsU