(...) Você vai ao escritório, faz seu trabalho, e volta, seguindo dia a dia o mesmo antigo padrão; e não quer nenhuma perturbação desse padrão o que significa que você está superficialmente satisfeito.
Quando é perturbado superficialmente, busca mais satisfação, assim sua vida permanece no nível superficial.
Embora você possa meditar, ler as escrituras, pensar em Deus, é tudo na superfície. Sua mente é como um gramofone repetindo uma canção que você ouviu. Não é nem mesmo sua canção, é a canção de outro; e pode nem haver “sua canção”, mas apenas “a canção”.
Assim, é muito importante compreender não só o consciente, mas também a mente inconsciente. A mente inconsciente é muito mais poderosa, muito mais insistente, muito mais diretiva e conservadora do que a mente consciente; porque o consciente é simplesmente a mente educada que se ajustou ao meio ambiente.
(...) Se posso sugerir, olhem suas próprias mentes; não ouçam apenas as minhas palavras, mas através de minhas palavras, observe a operação de seu próprio pensar e descubra você mesmo. Estou descrevendo o quadro, mas é seu quadro, não meu.
Se você realmente olhar para si mesmo, verá uma mudança radical acontecendo apesar de sua mente consciente. É como uma semente que, sendo lançada em solo fértil, rompe pela terra e brota. Então, posso eu respeitosa e persistentemente pedir que você ouça de modo que pela atividade de ouvir, descubra os fatos reais, a verdade sobre você mesmo. A descoberta dessa verdade vai libertar a mente.
J. Krishnamurti
Collected Works, Volume IX. Colombo 3rd Public Talk 20th January 1957
http://www.jkrishnamurti.org/pt/krishnamurti-teachings/view-daily-quote/20120526.php?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+JKOnline_DailyQuotes_PT+%28JKOnline+RSS+PT%29