Introdução ao Dzogchen
Dzogchen (rdzogs-chen, a grande perfeição) é um sistema avançado de prática budista Mahayana que conduz à iluminação. Encontra-se principalmente nas tradições Nyingma e Bon, mas também aparece como prática suplementar em algumas das tradições Kagyu, tais como Drugpa, Drikung (Drigung) e Karma Kagyu. Aqui, vamos falar de dzogchen de acordo com a escola Nyingma.
Para alcançar a iluminação, precisamos de eliminar para sempre dois grupos de obscurecimentos:
Obscurecimentos Emocionais (nyon-sgrib) - aqueles que são emoções e atitudes perturbadoras e que impedem a liberação;
Obscurecimentos Cognitivos (shes-sgrib) – aqueles relacionados com todos os conhecíveis e que impedem a onisciência.
Estes obscurecimentos trazem-nos, respectivamente, o sofrimento da existência incontrolavelmente recorrente (samsara) e a incapacidade de melhor ajudarmos os outros. São porém momentâneos (glo-bur), e apenas obscurecem a natureza essencial (ngo-bo) da mente e limitam o seu funcionamento. Na sua essência, a mente (atividade mental) é por natureza pura de todas as máculas momentâneas. Este é um aspecto importante da sua natureza búdica.
Em geral, para eliminar os dois grupos de obscurecimento são necessárias a bodhichitta (byang-sems) e a cognição não-conceptual do vazio (stong-nyid, Sânsc. shunyata, vacuidade) - a natural ausência, na mente, de máculas momentâneas, e a sua ausência de impossíveis maneiras de existir (como intrinsecamente contaminada com máculas).
Bodhichitta é uma mente e coração que visa a iluminação, com a intenção de a alcançar e, desse modo, beneficiar todos os seres tanto quanto possível. A eliminação dos obscurecimentos também requer um nível de mente (ou atividade mental) mais conducente à causa desta eliminação. A prática Dzogchen conduz-nos a esse nível.
Fonte: Berzin Archives
http://www.berzinarchives.com/web/pt/archives/advanced/dzogchen/basic_points/introduction_dzogchen.html