Teorias e palavras

E a pessoa fica imaginando por que os seres humanos vivem do modo que vivemos – a luta, o conflito, a confusão, a completa miséria, sofrimento, prazer, e alegrias que logo passam e somos deixados de mãos vazias, amargos, cínicos, não acreditando em nada, ou nos voltamos para a tradição, o que talvez seja a coisa segura a se fazer. 


E mesmo essa tradição está agora perdendo seu poder e se você observar de perto, a mente está agora vivendo não só fisicamente mais muito mais psicologicamente de explicações, livros, escrituras, a Bíblia, e o Corão.

O que acontece com a mente que vive baseada em livros – o que todos nós estamos fazendo, não apenas nas escolas, faculdades, universidades, mas também religiosamente? Estou usando a palavra “religioso” no sentido comum da palavra. E quando a pessoa vive baseada no livro, vivemos baseados em palavras, em teorias sobre o que outras pessoas disseram. E quando a pessoa vive desse jeito, a degeneração obviamente vai ocorrer. Ou você volta para o livro como o mundo islâmico está fazendo, e usa isso como autoridade – brutal, dogmática e destrutiva.

E neste país também, os indianos, os hindus, qualquer que seja o nome deles, vocês vivem de acordo com o livro, com o que outros disseram, que vocês aceitaram, as explicações e as explicações sobre as explicações e assim por diante. E quando frente à crises, esta civilização que existe talvez por três mil anos ou mais, entra em colapso, a degeneração acontece, corrupção em todos os níveis da vida – os gurus industrializados, os homens de negócio, os religiosos, a coisa toda está em colapso.

Krishnamurti
Textos relacionados