A força nas palavras


(...) Nossas palavras tem força. Elas criam imagems mentais e forças emocionais chamadas pelos mestres de pensamento-forma. Essas formas magnetizam-se através de nossas intenções e emoções acabando por atrair energias semelhantes.

Por isso precisamos ter um certo cuidado não apenas na expressão da fala mas naquilo que a antecede, que são os pensamentos e emoções. Ainda que não falemos algo impuro ou incorreto pelo emprego do auto-controle, podemos já ter pensado, o que irá gerar pensamentos-forma negativos. Um palavrão por exemplo,  considerado uma palavra impura e portanto negativa, deve ser evitado desde o Pensar, passando pelo Sentir e terminando no Agir através da fala.

O falar desnecessário ou carregado de impurezas acaba por criar causas. Por isso o cuidado com a qualidade e com a quantidade daquilo que expressamos através da fala e sua intencionalidade é necessário. Somos responsáveis por nossa fala e seus efeitos sobre os demais
seres.

(...) nossa palavra falada criará um pensamento-forma que incorporará a idéia que tivermos em nossas mentes. A palavra errada separa e é interessante ter em mente que a palavra, o símbolo da unidade é divina, enquanto que a linguagem, em suas muitas diversificações é humana.

À medida que a evolução prossegue e a família humana eleva-se até sua verdadeira posição no grande plano do universo, a palavra certa e correta será constantemente utilizada, porque pensaremos mais antes de pronunciarmos as palavras ou como disse um grande instrutor "através da meditiação retificaremos os erros das palavras"; e o significado das formas das palavras dos sons verdadeiros e corretos e da qualidade vocal, torna-se-á cada vez mais aparente.

A fala, portanto, é uma poderosa ferramenta de criação e também de destruição em nosso mundo. Reflitam sobre a forma como estão utilizando-na.


Mestre Tibetano

Textos relacionados