Em seus ensinamentos, cujo conjunto se chama Dhamma (em sânscrito, Dharma), o Buda expôs aquilo que observou e constatou, de maneira direta, ser verdadeiro e comum a todos os seres vivos. Ele explicou suas descobertas e as ensinou no que chamou de Quatro Nobres Verdades. Elas são chamadas de “Nobres” porque, se plenamente praticadas e compreendidas, levam o praticante a viver num estado mental claro e purificado, um estado de paz e felicidade incomparável e puro, que nenhuma vicissitude da vida pode perturbar.
Abaixo estão alguns dos discursos de Buda que desenvolvem o tema:
“Monges, há estas Quatro Nobres Verdades: a Nobre Verdade do Sofrimento; a Nobre Verdade da origem do sofrimento; a Nobre Verdade da cessação do sofrimento; e a Nobre Verdade do caminho que leva à cessação do sofrimento.
E o que é, monges, a Nobre Verdade do Sofrimento? Nascimento, envelhecimento, doença, dor, tristeza, lamentação, pesar, desespero e morte são sofrimento. Não obter o que se deseja e ter contato com o que não se deseja é sofrimento.
Em suma, os cinco agregados do apego são sofrimento. Quais são os cinco?
- Todo tipo de forma material seja ela passada, presente ou futura, interna ou externa, grosseira ou sutil, inferior ou superior, distante ou próxima - isso se chama agregado da forma.
- Toda sensação seja ela passada, presente ou futura, interna ou externa, grosseira ou sutil - isso se chama agregado da sensação.
- Toda percepção seja ela passada, presente ou futura - isso se chama agregado da percepção.
- Toda formação mental seja ela passada, presente ou futura - isso se chama agregado das formações mentais.
Esses cinco fatores, monges, são chamados de cinco agregados do apego.
- Todo momento de consciência seja ele passado, presente ou futuro – isso se chama agregado da consciência.
E qual é, monges, a Nobre Verdade da origem do sofrimento?
É essa ânsia pelos cinco agregados, que leva a renascimentos incessantes e ao sofrimento contínuo, além da sedução e do desejo que se prolongam ardentemente ora aqui, ora ali, a saber:
- o desejo por prazeres sensoriais
- o desejo de existir para sempre
Essa é a Nobre Verdade sobre a origem (e continuidade) do sofrimento."
- e o desejo pelo fim da vida.
Yogavacara
Superando a Ilusão do Eu