A Nobre Verdade do Sofrimento e os Cinco Agregados do Apego



Em seus ensinamentos, cujo conjunto se chama Dhamma (em sânscrito, Dharma), o Buda expôs aquilo que observou e constatou, de maneira direta, ser verdadeiro e comum a todos os seres vivos. Ele explicou suas descobertas e as ensinou no que chamou de Quatro Nobres Verdades. Elas são chamadas de “Nobres” porque, se plenamente praticadas e compreendidas, levam o praticante a viver num estado mental claro e purificado, um estado de paz e felicidade incomparável e puro, que nenhuma vicissitude da vida pode perturbar. 


Abaixo estão alguns dos discursos de Buda que desenvolvem o tema:

“Monges, há estas Quatro Nobres Verdades: a Nobre Verdade do Sofrimento; a Nobre Verdade da origem do sofrimento; a Nobre Verdade da cessação do sofrimento; e a Nobre Verdade do caminho que leva à cessação do sofrimento. 
E o que é, monges, a Nobre Verdade do Sofrimento? Nascimento, envelhecimento, doença, dor, tristeza, lamentação, pesar, desespero e morte são sofrimento. Não obter o que se deseja e ter contato com o que não se deseja é sofrimento.  
Em suma, os cinco agregados do apego são sofrimento. Quais são os cinco?
  • Todo tipo de forma material seja ela passada, presente ou futura, interna ou externa, grosseira ou sutil, inferior ou superior, distante ou próxima - isso se chama agregado da forma.
  • Toda sensação seja ela passada, presente ou futura, interna ou externa, grosseira ou sutil - isso se chama agregado da sensação.
  • Toda percepção seja ela passada, presente ou futura - isso se chama agregado da percepção.
  • Toda formação mental seja ela passada, presente ou futura - isso se chama agregado das formações mentais. 
  • Todo momento de consciência seja ele passado, presente ou futuro – isso se chama agregado da consciência. 
Esses cinco fatores, monges, são chamados de cinco agregados do apego.  
E qual é, monges, a Nobre Verdade da origem do sofrimento?  
É essa ânsia pelos cinco agregados, que leva a renascimentos incessantes e ao sofrimento contínuo, além da sedução e do desejo que se prolongam ardentemente ora aqui, ora ali, a saber: 
  • o desejo por prazeres sensoriais
  • o desejo de existir para sempre 
  • e o desejo pelo fim da vida. 
Essa é a Nobre Verdade sobre a origem (e continuidade) do sofrimento."

Yogavacara
Superando a Ilusão do Eu


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