Meditação: invista tempo e energia. Aprenda a lidar com o sofrimento.
A dor é inevitável, mas o sofrimento não. Dor e sofrimento são dois animais diferentes.
Caso uma daquelas tragédias se abater sobre seu estado de mente atual, você sofrerá. O padrão habitual que atualmente controla sua mente lhe prenderá naquele sofrimento e não haverá saída.
Um pouco de tempo gasto para aprender alternativas àqueles padrões habituais será um bom investimento de tempo. A maioria dos seres humanos gasta suas energias inventando maneiras de aumentar o prazer e diminuir a dor. O Budismo não aconselha que se pare totalmente com todas essas atividades. Dinheiro e segurança está bem. A dor deve ser evitada sempre que possível. Ninguém está dizendo a você doar todas
as suas posses e buscar desnecessárias dores, mas o Budismo lhe aconselha a investir parte do seu tempo e energia aprendendo a lidar com o desprazer, porque alguma dor é inevitável.
Vendo um caminhão vindo para cima de você, pule para fora da estrada de qualquer maneira. Mas gaste algum tempo também em meditação.
Aprender a lidar com o desconforto é o único caminho para preparar-se para manejar a situação do caminhão que você nem tinha visto.
Problemas aparecerão na sua prática. Alguns deles serão físicos, outros emocionais, e alguns serão de atitudes Todos podem ser enfrentados e cada um tem uma resposta especifica. Todos são oportunidades de se libertar.
Bhante Henepola Gunaratana