Todo nosso conhecimento repousa sobre a experiência. O que chamamos conhecimento inferente, no qual se vai do particular para o geral ou vice-versa, tem a experiência por base.
A religião geralmente ensinada, fundamente-se na fé e na crença, e na maioria dos casos, consiste somente de diferentes esquemas de teorias; eis porque vemos religiões contra religiões. Essas teorias também repousam sobre crenças.
É por isso que a religião e a filosofia religiosa gozam, atualmente, de mau conceito. Parece que todo homem culto diz "Essas religiões são feixes de teorias sem qualquer ponto de apoio sólido, cada qual pregando as idéias que lhe convém".
Não obstante, existe na religião, uma base de crença universal, de que dependem todas as diferentes teorias e idéias das diferentes seitas, em diferentes países. Se buscarmos essa base, encontraremos que elas também são baseadas sobre experiências universais.
(...) Se formos à fonte do Cristianismo, veremos que está baseado na experiência. Da mesma maneira, no Budismo, trata-se da experiência do próprio Buddha, que experimentou certas verdades, viu-as, esteve em contato direto com elas e as pregou ao mundo.
(...) Todas as religiões do mundo form construídas sobre o universal e adamantino fundamento de todo nosso conhecimento: a experiência direta.
Se houve uma experiência nesse mundo, em qualquer ramo particular de conhecimento, certamente segue-se que essa experiência foi possível milhões de vezes antes e repetir-se-á eternamente. A uniformidade é a lei rigorosa da natureza: o que ocorreu uma vez poderá ocorrer sempre.
(...) Não só que a religião se baseia sobre a s experiências de outrora, mas também que nenhum homem pode ser verdadeiramente religioso enquanto não passar, ele próprio, pelas mesmas experiências.
Swami Vivekananda
Raja Yoga p. 7-8.