Como Mudar os Outros - Parte 1



Não se deve permitir que o comportamento dos outros roube nossa paz mental. É difícil para qualquer um manter-se mentalmente calmo e segurar a língua quando é irritado pelos outros, mas nenhum ser humano pode passar a vida de modo exitoso dizendo a cada pessoa que o moleste como se comportar. Conselho não solicitado cria enorme ressentimento. Não se deve tentar impor sua vontade ou ideias àqueles que estão à sua volta, a menos que eles tenham solicitado tal orientação.

Um erro cometido muitas vezes por novatos no caminho espiritual é que, no momento que ficam entusiasmados em buscar Deus, querem mudar o mundo inteiro. Começam uma revolução espiritual em casa, com esforço total para converter o marido ou a mulher e os filhos. É maravilhoso ter essa espécie de entusiasmo, mas isso quase sempre desperta antagonismo. O mestre espiritual Yogananda dizia a tais entusiastas:

"Mude a você primeiro; reforme-se e reformará milhares".

Se uma pessoa não estiver pedindo orientação, não desejará que lhes digam o que fazer. Ninguém quer ser obrigado a aceitar conselhos. Quando estiver disposto a ouvir conselhos, ele os pedirá e vai querê-los de alguém que conviva com ele ou de quem ele ama ou admira, ao ver uma mudança benéfica acontecer na vida dessa pessoa. Entretanto, uma vez que a mudança se manifeste apenas na forma de trivialidades ou em palavras ditas da boca pra fora, a pessoa em dúvida resistirá.

Seja um exemplo daquilo que deseja que os outros sejam.

Se tem tendência para perder a calma e brigar ou falar asperamente; se repreende os filhos sem razão; se é nervoso e aborrece-se facilmente, berrando e falando maldosamente - mude-se a si mesmo! Essa é a melhor maneira de transformar os que estão perto de você.

É difícil fazer isso mas é possível. Seu esforço deve ser feito para fazer de você uma pessoa respeitada e admirada, cuja palavra tenha peso. Você deve falar de acordo com a verdadeira sabedoria e compreensão, nunca conforme a ira, o nervosismo, o ciúme ou o desejo de retaliar ao ser magoado.

Sri Daya Mata
"Só o Amor" - Como viver espiritualmente em um mundo em transformação
Textos relacionados