Estudo Externo e o Estudo Interno
Sabes onde irá acabar? Ou vais continuar a aprender desta forma? Será que existe um fim? Estudar é bom, mas é só estudo externo, não o estudo interno. Para o estudo interno tens de estudar estes olhos, estes ouvidos, este nariz, esta língua, este corpo e esta mente. Este é o verdadeiro estudo. O estudo de livros é só estudo externo, é muito difícil de o completar.
Quando os olhos vêm formas o que é que acontece? Quando o ouvido, nariz e língua sentem sons, cheiros e sabores, o que é que ocorre? Quando o corpo e a mente entram em contacto com sensações tácteis e estados mentais, que reacção se dá? Ainda encontras em ti, cobiça, aversão e ilusão? Ainda nos perdemos em formas, sons, cheiros, sabores, texturas e disposições? Isto é o estudo interno. E este tem um ponto de conclusão.
Se estudarmos mas não praticarmos não obteremos quaisquer resultados. É como uma pessoa que cria vacas. Pela manhã ela leva a vaca a pastar, ao entardecer trá-la de volta para o curral - mas nunca lhe bebe o leite. Estudar é bom, mas não o deixes ser assim. Deves criar a vaca mas também beber o seu leite. Tens de estudar e praticar para obteres os melhores resultados.
Espera, eu explico mais em detalhe. É como uma pessoa que cria galinhas, mas não recebe os ovos. Tudo o que ele tira é o esterco das galinhas! Isto é o que eu digo a quem cria galinhas na Tailândia! Tem cuidado para não te tornares como elas! Isto significa que estudamos as escrituras mas não sabemos como abandonar as impurezas, não sabemos como empurrar a cobiça, aversão e a ilusão para fora da nossa mente. Estudar sem prática, sem este "abandonar", não traz quaisquer resultados. É por isso que eu o comparo a alguém que cria galinhas mas que nunca lhes tira os ovos e só recolhe o esterco.
É a mesma coisa.
Por isso, o Buddha queria que estudássemos as escrituras, para depois podermos abandonar as ações malignas do corpo, linguagem e mente; e assim desenvolvemos bondade nas nossas ações, discurso e pensamentos. O verdadeiro valor da humanidade irá obter realização através dos nossos atos, linguagem e pensamentos. Mas se só falarmos bem, sem agir do mesmo modo, o trabalho ainda não estará completo. Ou se fizermos boas ações, mas a mente ainda não for boa, ainda há algo a fazer.
O Buddha ensinou a desenvolver bondade no corpo, discurso e pensamentos; a desenvolver boas ações, bom discurso e bons pensamentos. Este é o tesouro da humanidade. Ambos, o estudo e a prática, têm de ser bons.
O Óctuplo Caminho do Buddha, o Caminho da prática, tem oito factores. Estes oito factores não são nada mais do que este corpo! Dois olhos, dois ouvidos, duas narinas, uma língua e um corpo. Este é o Caminho. E a mente é aquela que segue o Caminho. Daí dizermos, que o estudo e a prática existem no nosso corpo, discurso e mente.
Já alguma vez vistes escrituras que ensinem acerca de outra coisa que não o corpo, discurso e mente? As escrituras só ensinam acerca disto: nada mais.
Os obstáculos nascem aqui mesmo. Se os conheceres, eles morrem aqui. Assim deves perceber que a prática e o estudo ambos existem neste lugar. Se só estudarmos este tanto poderemos saber tudo. É como o nosso discurso: falar uma palavra Verdadeira é melhor que uma vida inteira de linguagem incorreta. Estás a perceber? Aquele que estuda e não pratica é como uma concha numa panela de sopa. Ela está na panela todos os dias mas não sabe qual o sabor da sopa. Se não praticares, ainda que estudes até ao dia da tua morte, nunca saberás qual o sabor da Liberdade!
Ajahn Chah
Epílogo do livro Uma oferta de Dhamma