Estudo Externo e o Estudo Interno


Sabes  onde  irá  acabar?  Ou  vais  continuar  a aprender desta forma? Será que existe um fim? Estudar é bom,  mas  é  só  estudo externo,  não  o  estudo  interno. Para  o  estudo  interno  tens  de estudar  estes olhos,  estes ouvidos, este nariz, esta língua, este corpo e esta mente. Este  é  o  verdadeiro  estudo.  O estudo  de livros  é  só estudo externo, é muito difícil de o completar.

Quando  os  olhos  vêm  formas  o  que  é  que acontece? Quando o ouvido, nariz e língua sentem sons, cheiros e sabores, o que é que ocorre? Quando o corpo e a  mente  entram  em  contacto  com sensações tácteis  e estados mentais, que reacção se dá? Ainda encontras em ti,  cobiça,  aversão  e  ilusão?  Ainda nos  perdemos em formas,  sons,  cheiros,  sabores,  texturas  e  disposições? Isto é  o  estudo  interno.  E este  tem  um  ponto  de conclusão.

Se estudarmos mas não praticarmos não obteremos  quaisquer resultados.  É  como  uma  pessoa que  cria vacas.  Pela  manhã  ela leva  a  vaca  a  pastar,  ao entardecer  trá-la  de  volta para o curral  - mas nunca lhe bebe o leite. Estudar é bom, mas não o deixes ser assim. Deves  criar  a  vaca  mas  também beber o seu  leite. Tens de  estudar  e  praticar  para  obteres  os  melhores resultados.

Espera, eu explico mais em detalhe. É como uma pessoa que cria galinhas, mas não recebe os ovos. Tudo o  que  ele  tira  é  o esterco  das  galinhas!  Isto  é  o  que  eu digo  a  quem  cria galinhas  na  Tailândia!  Tem  cuidado para  não  te  tornares  como elas!  Isto  significa  que estudamos  as  escrituras  mas  não sabemos  como abandonar as impurezas, não sabemos como empurrar a cobiça,  aversão  e  a  ilusão  para  fora  da  nossa  mente. Estudar sem  prática,  sem  este  "abandonar",  não  traz quaisquer resultados.  É  por  isso  que  eu  o  comparo  a alguém  que  cria galinhas  mas  que  nunca  lhes  tira  os ovos e só recolhe o esterco.
É a mesma coisa.

Por  isso,  o  Buddha  queria  que  estudássemos  as escrituras,  para depois  podermos  abandonar  as ações malignas  do  corpo, linguagem  e  mente;  e  assim desenvolvemos bondade nas nossas ações, discurso e pensamentos.  O  verdadeiro  valor  da  humanidade irá obter  realização  através  dos  nossos atos,  linguagem  e pensamentos.  Mas  se  só  falarmos  bem,  sem  agir  do mesmo modo, o trabalho ainda não estará completo. Ou se fizermos boas ações, mas a mente ainda não for boa, ainda  há  algo  a  fazer.

O  Buddha ensinou  a  desenvolver bondade no corpo, discurso e pensamentos; a desenvolver  boas ações, bom  discurso  e  bons pensamentos. Este  é  o  tesouro  da  humanidade.  Ambos, o estudo e a prática, têm de ser bons.

O  Óctuplo  Caminho  do  Buddha,  o  Caminho da prática, tem oito factores. Estes oito factores não são nada  mais  do  que  este corpo! Dois olhos, dois ouvidos, duas narinas, uma língua e um corpo. Este é o Caminho. E  a  mente  é  aquela  que  segue  o  Caminho.  Daí dizermos, que o estudo e a prática existem no nosso corpo, discurso e mente.

Já alguma vez vistes escrituras que ensinem acerca de outra coisa que não o corpo, discurso e mente? As escrituras só ensinam acerca disto: nada mais.

Os obstáculos nascem aqui mesmo. Se os conheceres, eles morrem aqui. Assim deves perceber que a prática e o estudo ambos existem neste lugar. Se só estudarmos este tanto poderemos saber tudo. É como o nosso discurso: falar uma palavra Verdadeira é melhor que uma vida inteira de linguagem incorreta. Estás a perceber? Aquele que estuda e não pratica é como uma concha numa panela de sopa. Ela está na panela todos os dias mas não sabe qual o sabor da sopa. Se não praticares, ainda que estudes até ao dia da tua morte, nunca saberás qual o sabor da Liberdade!


Ajahn Chah

Epílogo do livro Uma oferta de Dhamma

Textos relacionados