Intelecto e Ação: a importância do equilíbrio entre leitura e prática

Uma grande preocupação dos estudantes do caminho, é saber em qual ponto está e como seria o ponto a ser alcançado. Há um excesso de preocupação intelectual (leitura, estudo) e pouca ação (experiência, meditação).

O monge brasileiro Bhante Mudito que vive atualmente num monastério na Nova Zelândia, deu algumas respostas em uma palestra feita pela internet aos estudantes da Sociedade Brasileira Budista.

Às vezes o ideal da iluminação parece tão distante, às vezes inatingível até. Você conhece alguém que encontrou algum grau de iluminação?


É duro dizer porque não tenho como olhar no coração das pessoas. Mas eu tenho fé que diversos mestres alcançaram a iluminação. Acho que é algo real, que existe e que está presente.


Com relação ao ideal da iluminação ser algo distante, não esquenta a cabeça. Isso é uma percepção sua. Você não sabe o que é a iluminação então você não sabe até que ponto está distante ou não (risos). Então não esquente a cabeça. Foque no que se pode fazer. Foque e faça. Não fique apenas "ok, já estou focado mas não faz nada".  Comece pelo começo, passe pelo meio, chegue até o fim. Comece pelo começo, passe pelo meio, chegue até o fim. Só isso.

Qual seria a recomendação de estudo então se não é bom ler muito então o que ler?

Vai equilibrando ambos, não deixe um sair muito na frente do outro. Imagine que são dois cavalos puxando uma carroça. Quando um empaca o outro tem que ajudar um pouco. Mas a situação ideal é eles ir andando junto.

Faça o seguinte exercício. Simplesmente lembre-se sempre que você ler entender algo, lembre-se que "Isso eu Entendi mas isso eu ainda não Sei".

Traga de volta essa ideia na sua cabeça. Isso acaba te confundindo. Excesso de conhecimento confude-se com excesso de sabedoria. As pessoas se confundem e isso gera problemas de vaidade, de arrogância e empaca as pessoas. As pessoas perdem o sentimento de urgência em saber de verdade. Este é outro problema do estudo. O estudo muito grande gera uma sensação de bem-estar, "eu estou por dentro", "estou  dentro desta estória", e perde-se um pouco o senso de urgência de saber de verdade. Outro defeito do estudo é esse.


Então tem que saber equilibrar. Mantenha a ideia viva. Tudo isso é possível saber. Tudo isso que estou lendo aqui é possível saber de verdade. O que é que eu faço para saber isso de verdade? Por onde eu começo? E bota a mão na massa e começa por ali. Mantenha essa ideia viva só isso. Na minha opinião se você fizer direito isso, isso em si vai cuidar de ajustar o quanto de leitura você vai fazer e o que você vai ler.


O importante é equilibrar as intenções também. Essas coisas se adaptam sozinhas. Se você nutrir sua mente, sua mente é um organismo que precisa ser nutrida de certas coisas. Lembre-se de nutrir sua mente com essa ideia de que tudo isso é possível de ser realizado. Essa é uma fé importante. Tudo isso pode ser visto e entendido por si mesmo. Nós precisamos ter essa fé. Tem que botar a mão na massa, tem que deixar um pouco a preguiça de lado, um pouco esse sentimento de baixa-estima ("eu não vou conseguir, isso é muito difícil"). Não importa o quanto difícil é. Se é algo que é realmente importante a gente faz, a gente dá um jeito.

Ajaan Cha dizia para pessoas que ficavam falando "eu não tenho tempo de meditar, eu tenho que trabalhar":
__ "Você tem tempo de respirar? Se você tem tempo de respirar você tempo de meditar."

Essa resposta na verdade tem dois aspectos. Um primeiro aspecto mais óbvio para as pessoas é que o fato de se você tem qualquer momento é possível de meditar, mesmo trabalhando é possível meditar, ter atenção e ter sabedoria.

Mas também tem um aspecto que é o seguinte, se algo é muito importante pra você, você dá um jeito, você dá um jeito de encaixar isso na sua vida diária. Então tem que ter esse sentimento de importância de urgência, urgência em aprender e enxergar isso pois é um caminho longo e é um caminho difícil. Só ir empurrando com a barriga eu duvido que vai chegar muito longe. Então tem que ter esse sentimento de urgência de importância.


Palestra com Bhante Mudito
http://www.sociedadebudistadobrasil.org/sala-de-estudos/palestras-do-dhamma-em-audio/palestras-online/
Textos relacionados